YellowstoneNível 2-4

Um estágio linguístico em inglês e de jornalismo científico que te esperta no fabuloso parque de Yellowstone. Parta para a aventura com uma (...) Ver descrição detalhada

YellowstoneNível 2-4

Um estágio linguístico em inglês e de jornalismo científico que te esperta no fabuloso parque de Yellowstone. Parta para a aventura com uma (...) Ver descrição detalhada

Realize projetos científicos incríveis!
Programas de férias que mudam o mundo
Aventuras extraordinárias, projetos reais para o desenvolvimento sustentável

Introdução

Se você está em dúvida sobre partir para uma aventura, uma experiência científica ou linguística, eis aqui a oportunidade para você ! 15 dias no coração de um dos parques naturais mais fabulosos do planeta te oferece um projeto de jornalismo científico a ser conduzido, em inglês sobre os vulcões, as rochas, sobre a água, a biodiversidade e o futuro do planeta.

A Estada

La source d’eau chaude du Grand Prismatic et ses fameuses cyanobactéries thermophiles
Source : NPS

Sua missão, se você a assumir, será de: conduzir uma pesquisa de campo de jornalismo científico sobre um tema de sua escolha.

Uma vez no local do evento, os participantes serão dividos em diversas equipes de pesquisadores e cada uma selecionará um tema de pesquisa, a mais quente possível, vulcões e geotermia são obrigatórios. Cada equipe terá 10 dias inteiros, incluídos nos 15 dias de estada, para desenvolver as pesquisas e divulgá-las em inglês em uma conferência de imprensa que ocorrerá no mesmo local do parque. Esta conferência ocorrerá na presença dos guardas, de alguns funcionários do parque e seus visitantes, os quais não serão necessariamente anglófonos. Então, nada de nervosismo, o seu nível de inglês será totalmente adequado para todo mundo.

Idiomas: A integralidade das atividades científicas e jornalísticas do estágio será em inglês. Os encontros e entrevistas, as discussões com os rangers (guardas florestais) do parque, as pesquisas, as conferências feitas pelos jovens ao fim do estágio ocorrerão em inglês. A visita obrigatória dos guardas florestais antes da excursão terrestre também será em inglês.
O estágio será composto de diversas atividades lúdicas e de diversão que poderão ser feitas tanto em inglês quanto em português. O diário de bordo escrito pelos participantes, disponível na internet, é escrito em francês para os pais e em inglês para os relatórios científicos ou jornalísticos.

Organização do Deslocamento : É possível viajar com acompanhante, para os mais jovens, a partir das principais cidades do mundo (Roma, Genebra, Tóquio, Montreal ...). Para aproveitar esse sistema, por favor, respeite as seguintes recomendações; para participar do nosso estágio é necessário encontrar-se no aeroporto da cidade de Jackson Holle (ao sul do parque de Yellowstone). Se você vem de Quebeque, aconselhamos partir do aeroporto de Montreal. Se você vem da Europa, aconselhamos partir do aeroporto de Paris, Genebra ou ainda melhor, o aeroporto de Londres. Para todas outras regiões do mundo, o melhor é escolher os voos de uma companhia norte americana. Em todos os casos, sintam-se a vontade para nos contactarem para escolher um bom horário de voo.

O Projeto de Pesquisa

As fases de investigação científica a ser adotadas são: questionamento, observação dos fenómenos naturais, medição e interpretação das observações. Um cientista não para por ai ! Ele ainda deve acabar testando o seu modelo para validá-lo. Você registrará as suas descobertas na forma de um caderno de campo que você guardará como lembrança. Os educadores, os quais serão geólogos, biólogos e jornalistas científicos, estarão lá para explicar os mecanismos naturais mais importantes e para acompanhar as equipes na realização das pesquisas. A maneira de escrever e transmitir as experiências e observações será desenvolvida ao longo do trabalho de grupo ou via oral, ambas em inglês. Você encontrará também a forma mais pertinente para comunicar essas informações: um artigo, uma revisão, um reportagem de televisão ou rádio, ou qualquer outro documento que permita compreender o objetivo do trabalho.

Esta estada faz parte de um dispositivo criado pela associação Objetivo Ciência Internacional ( Objectif Sciences International) para desenvolver as competência de futuros profissionais nos domínios das ciências e comunicação. Se eles desejarem, os participantes estão convidados a transmitir seus resultados na ONU em dezembro na ocasião Encontro de Excelência (www.vacances-scientifiques.com/Lead...)

Conceitos aprendidos no programa

Vulcanologia - Magnetologia - Petrografia - Mineralogia - Geotermia - Ciclo da água - Dinâmica de fluidos - Composição Química - Processo de erosão - Energia renováveis - Conservação de energia - Biologia - Biodiversidade - Ecossistema - Preservação

O Material Utilizado

Carta topográfica - Cartas geológicas - Programa de cálculo científico - Martelo de geólogo - Material de laboratório - Computadores - Ferramentas para medição - Fotografias digitais - Vídeos digitais - Videoprojetor - Gravador de voz

O Local

O parque de Yellowstone :

Esse parque é situado em Wyoming, nos EUA , e é o parque nacional mais antigo do país. Ele é protegido pela lei de 1872 que estabeleceu a preservação de “toda árvore, todo depósito mineral, de toda a curiosidade natural e maravilha do parque em seu estado natural”. Desse fato, Yellowstone permanece um grande ecossistema relativamente intacto da zona temperada do hemisfério Norte.
Yellowstone é repleto de fenómenos e processos geológicos incríveis. Seu subsolo possui um super-vulcão, uma potente bomba adormecida de amplitude inimaginável. Desde a sua última grande explosão, há 620.000 anos, o material ejetado recobriu e provavelmente destruiu mais da metade do atual Estados Unidos. Hoje esse local possui a mais forte concentração de géiseres do mundo, 10.000 características termais que representam mais da metade dos fenómenos geotérmicos e superficiais do mundo. Fontes quentes, mares de água borbulhantes e fumaças estão lá presentes para nos questionar sobre a origem desses processos e de seus efeitos nos ecossistemas.
O desfiladeiro do rio Yellowstone nos revelará quanto a história geológica de região e talvez a razão da coloração amarela tão característica.
As várias cachoeiras, uma floresta natural e imensas quantidades de animais também se farão presentes ao longo da exposição.

O dia a dia no Local

Organisation sur place : A viagem ocorrerá tranquilamente, em pequenas etapas no interior do parque. As aulas serão ministradas por um(a) educador(a) para cada 5 participantes. Os descolamentos ocorrerão em carros ou a pé. O veículo de transporte coletivo permitirá conservar o material previsto para a exposição (tendas, material de estudos, utensílios de cozinha, material científico), os materiais pessoais de cada participante (roupas, saco de dormir, máquinas fotográficas ...) e a alimentação (reservas de produtos frescos). A noite dormiremos em cabanas de acampamento oficiais do parque.

Testemunhos

Perguntas Frequentes


Fazer uma pergunta

Diário de Bordo

Veja o diário de campo de 2010 que foi um grande sucesso !

Nossos parceiros

Ver também